O Colégio Pitágoras Paulínia reconhece que a criança tem o direito de expressar-se como sujeito criativo, dialógico, sensível, demonstrando suas necessidades, dúvidas, sentimentos e descobertas.
A proposta da Educação Infantil apresenta os conteúdos para que as crianças evoluam em direção às competências próprias a essa etapa de desenvolvimento, sempre considerando as suas experiências, os seus conhecimentos prévios e suas características peculiares.
Seguindo recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as interações e as brincadeiras são os eixos norteadores da Coleção. Os jogos e as brincadeiras favorecem uma aprendizagem significativa e prazerosa, pois são fontes de vivências importantes para as crianças.
Detalhes do Material:
O eu, o outro e o nós
Conviver é descobrir! Aqui as crianças aprendem a se conhecer e a conhecer o outro, a se valorizar, a respeitar os combinados e reconhecer as diferenças; a interagir com os colegas, professores e outros adultos.
Corpo, gestos e movimentos
Com o corpo as crianças aprendem explorar o mundo, o espaço e os objetos. Esse é o momento de expressar com gestos, alongamentos, sons e mímicas. Por meio de movimento conhecer as sensações e as funções do corpo bem como seus limites.
Traços, sons, cores e formas
Nas experiências com arte, a criança cria produções artísticas com os colegas e individualmente. Aprende com pintura, modelagem, fotografia, música, teatro e dança.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Aqui a criança entra no universo da comunicação oral e escrita, é o momento de escutar, falar, refletir, imaginar, registrar, conhecer palavras e expressões, por meio de conversas, histórias, poemas, parlendas e textos.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Os diversos espaços como: a rua, o bairro e a cidade; os tempos como dia e noite, ontem e amanhã; a natureza, plantas e os animais; os números; as formas são temas abordados aqui, é a hora de experimentar, reconhecer e explorar novos conhecimentos.
A Coleção Pitágoras aborda uma metodologia que envolve as questões: "como se ensina", "por que se ensina" e "o que se ensina", proporciona a troca de ideias e envolve atividades lúdicas.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, os livros possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências para que a continuidade dos estudos aconteça de forma harmoniosa. Nesse contexto, as atividades são organizadas em forma de uma sequência metodológica que envolve os alunos na apropriação dos conteúdos e na construção do conhecimento.
O saber prévio do aluno é ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos. Nos livros, há ênfase na problematização, o que instiga o aluno a observar a realidade de modo crítico e possibilita o estabelecimento de relações entre a realidade e a temática estudada.
Detalhes do Material:
Livros em página dupla
A abertura das unidades dos livros é feita em página dupla, favorecendo a leitura de imagens relacionadas aos conteúdos fundamentais que serão trabalhados em cada capítulo.
Aprendizagem
Os livros possibilitam a aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras que dão significado aos conteúdos trabalhados e mobilizam interesse e ações para aprender os diversos conteúdos propostos.
Educação plena
Para realizar a educação plena dos alunos, a Coleção apresenta atividades de reflexão ética sobre as questões sociais, possibilitando a formação da cidadania.
Linguagem adequada
Os autores escrevem textos com linguagem clara e adequada a esta etapa de escolarização, apresentando rigor conceitual e abordagem do conteúdo de forma dialogada com o aluno.
Atividades diversificadas
Os livros trazem atividades diversificadas de aplicação do conteúdo que contemplam habilidades cognitivas, apresentadas das mais simples para as mais complexas.
Os conteúdos da Coleção Pitágoras para o Ensino Fundamental Anos Finais são organizados por área do conhecimento e apresentados cuidadosamente de acordo com a transposição didática, fazendo uma ponte entre o rigor científico e a adequação dos temas para a faixa etária do aluno.
Detalhes do Material:
Tríade
No início dos capítulos são trabalhadas competências que envolvem a tríade: contexto, problema e ativação de conhecimento.
Ponto de Referência
A seção Ponto de Referência é a mais ampla de cada livro e tem como objetivo a exploração do conteúdo. O texto é abordado de forma analítica e detalhada, mantendo o diálogo com o aluno.
Linguagem textual
De forma contextualizada, os livros utilizam linguagens textuais diversificadas: textos jornalísticos, poemas, documentos históricos, letras de músicas, gráficos, tabelas, mapas, charges, Cartuns, tirinhas, fotos, pinturas, jogos e brincadeiras, como formas de trabalhar os conteúdos, indo muito além da ilustração.
Habilidades
Os livros enfocam as habilidades necessárias para a leitura compreensiva e a produção de textos escritos de qualidade.
Imagens
Na abertura das unidades, as imagens são um convite a olhar os conteúdos em diversas perspectivas. Textos e imagens se cruzam para estimular o início do trabalho com o tema. O arranjo gráfico de imagens e textos faz o prenúncio dos conteúdos fundamentais a serem estudados.
Os alunos têm acesso a um material robusto, focado no desempenho e na performance do aluno. Os conteúdos são explorados de maneira direta e objetiva, oferecendo suporte para uma transição equilibrada entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Tecnologia Educacional
Plataforma Digital de Aprendizagem
Mais que um portal de conteúdos educacionais, a Plataforma Digital de Aprendizagem é uma ferramenta inovadora que proporciona a construção do conhecimento de forma colaborativa. Ela é recheada de recursos de alta performance tecnológica que contribuem para a gestão dos processos pedagógicos e aproximam ainda mais alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar.
Na Plataforma, os alunos têm acesso a aulas virtuais, atividades e outras ferramentas de aprendizagem, enquanto os gestores e professores possuem recursos exclusivos, e os pais podem acompanhar de perto o desenvolvimento escolar de seus filhos.
• Livros digitalizados da Coleção com ferramentas, tais como marca-texto e anotações.
• Conteúdos institucionais voltados para docentes e lideranças.
• Sala de Aula Digital com múltiplas ferramentas para os professores elaborarem as aulas.
• Conteúdos ampliados que envolvem portais com estudos interativos, laboratório virtual, jogos, áudio aulas, vídeo aulas, textos, entre outros recursos, para todos os segmentos.
• Livro do manual do professor digitalizado.
• Atividades on-line que têm correção automática e fornecem um relatório detalhado do desempenho dos alunos.
• Boletins e ocorrências para consulta dos pais e gestores, tornando a comunicação mais simples e direta.
NOVO ENSINO MÉDIO
O nosso compromisso no Ensino Médio é dar foco na educação de forma integral, com o desenvolvimento humano global e com o preparo para o Ensino Superior. Desta forma, conciliamos a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, além de tecnologias articuladas ao material impresso.
Horários das Aulas
7h às 12h30 (13h20*)
* Duas vezes na semana os alunos saem mais tarde, pois têm 7 aulas.
Horários dos Intervalos
8h40 às 08h55 e 10h35 às 10h50